Blog
Curiosidades

Vantagens do aço na indústria agrícola

Vantagens do aço na indústria agrícola

A indústria agrícola é um setor econômico que influencia de forma muito significativa o desenvolvimento do Brasil, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e alguns dos principais produtos utilizados pelas outras indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.

Um dos principais insumos que transforma o setor agrícola é o aço, pois é através dele que o setor pode contar com os mais diversos implementos e técnicas agrícolas. O aço é um material que se conecta automaticamente ao desenvolvimento econômico e sustentável, já que a população vem aumentando e vivendo cada vez mais e é preciso encontrar formas de produzir mais em menos tempo.

Utilizando o aço em todas as suas etapas de produção, a indústria agrícola se beneficia da alta resistência do material, já que seus processos envolvem muito desgaste, impacto, exposição ao sol e ao mau tempo, contato com produtos químicos e outras situações. Dessa forma, o aço é utilizado nos mais diversos maquinários, estruturas e ferramentas do setor agrícola — e a ampla proteção contra corrosão e a durabilidade do aço permitem que os equipamentos durem por décadas, mesmo quando expostos ao ambiente desafiador do agronegócio.

AS APLICAÇÕES DO AÇO NA INDÚSTRIA AGRÍCOLA

Para garantir uma produção mais eficiente e otimizada, é necessário investir em máquinas confiáveis e resistentes — e o aço é a peça-chave para trazer esses pontos fortes e transformar o setor! Hoje existe uma grande variedade de aplicações de aço no setor agrícola:

Plantação: O aço já aparece no início da produção, nos arados dos tratores utilizados para preparar a terra. Ele também está presente nas máquinas de plantio, responsáveis pela produção em maior escala.

Banner com a foto de um trator em um plantação.

Colheita: O aço presente nas ceifadeiras e colheitadeiras auxilia em um trabalho mais rápido e eficiente dessas máquinas graças a sua durabilidade, resistência a altas temperaturas e proteção contra corrosão.

Armazenagem: Os galpões e silos de aço garantem um bom armazenamento dos materiais. Por serem mais leves e mais fáceis de montar que as estruturas de concreto, também evitam esforços menores na fundação do terreno e na preparação do espaço de armazenagem.

Separação e Proteção do Terreno: O aço também pode ser usado na fabricação de cercas de arame farpado e telas metálicas utilizadas para separar o terreno, além dos cercados de animais e hortas.

Banner com a foto de uma mão segurando arame

Equipamentos: Outra aplicação do aço na indústria agrícola é em equipamentos gerais do cotidiano, como empilhadeiras, sistemas de rega e drenos, e em equipamentos de pecuária, como baldes de alimentação e máquinas de leite.

Banner com a fato de um arado.

OS TIPOS DE AÇO MAIS UTILIZADOS NO SETOR AGRÍCOLA

Entre os principais produtos de aço que são utilizados na montagem dos maquinários e das estruturas da indústria agrícola estão as chapas, os perfis e os tubos metálicos. A chapa de aço é um dos materiais mais versáteis, sendo usada em diferentes aplicações, como na construção de granjas e estufas.

Um aço de médio carbono, como o SAE 1045, possui uma boa soldabilidade e usinabilidade, com temperabilidade média, e costuma ser bastante aplicado no setor agrícola. Outros aços de médio e alto carbono, além de aços ligados, também aparecem como os principais insumos para a fabricação de maquinários e equipamentos do agronegócio.

Com uma indústria cada vez mais competitiva, contar com o melhor distribuidor de aço é essencial para qualquer empresa do setor! A Kiferro, que conta com uma revenda completa de ferro, aço e seus complementos, é capaz de fornecer uma grande variedade de produtos para o setor agrícola, incluindo chapas, perfis e tubos. Conte com a gente para fornecer produtos de excelência, com entrega agilizada e a mais alta qualidade de atendimento!

Comentários:

Os comentários estão fechados.