Tratando-se de tubos de aço, você encontrará no mercado diferentes tipos e com várias aplicações, por isso preparamos um conteúdo completo e objetivo para auxiliá-lo a entender mais sobre o assunto. Trouxemos as características de cada tipo e suas aplicações.
Antes de entender mais sobre as opções disponíveis, é preciso entender sobre o que são os tubos de aço. Essas matérias-primas podem ser usadas tanto na fabricação de máquinas agrícolas como máquinas industriais. Os tubos podem ser empregados também em construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e em estruturas metálicas.
Em relação às características, podemos ressaltar a resistência elevada ao fogo e à corrosão, e como possuem uma superfície lisa, oferecem também maior estabilidade.
Tubos de aço carbono preto x tubos de aço galvanizado
De forma resumida, ambos são de aço carbono. O aço carbono preto tem resistência a tratamentos térmicos, mas é facilmente corrosivo.
Galvanização é um tratamento de proteção ao aço para evitar a oxidação, aumentando assim a durabilidade do material.
Confira abaixo os diferentes formatos de tubos de aço e conheça mais suas características:
Tubos quadrados e retangulares
Os tubos quadrados e retangulares são os mais presentes na indústria, podendo ser usados em diversos segmentos, principalmente nos que exigem materiais de alta resistência a forças mecânicas. Para medir essa resistência, os tubos são fabricados considerando a principal norma, que nesse caso é a NBR 6591.
Podemos destacar a eficiência dos tubos quadrados e retangulares considerando a alta concentração de carbono em sua composição.
Tubos industriais redondos e de condução
Especificações:
NBR 5590: Cano Schedule (com ou sem costura);
NBR 6591: Tubo Industrial (com costura);
NBR 5580: Cano Preto e Galvanizado a Fogo (com costura).
Os tubos industriais redondos e os de condução são feitos de aço carbono, através de um processo que deixa uma costura de uma extremidade a outra.
Enquanto os industriais são utilizados para estruturas, o de condução é muito usado em indústrias e instalações comerciais.
Vale destacar que no caso de condução, esses tubos são preparados para conduzir gases, líquidos e materiais químicos em diferentes temperaturas.
Esses tubos de aço são feitos a partir das normas NBR 5590, NBR 6591 ou NBR 5580, o que garante certificações e mais segurança.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você entender sobre os tubos de aço, suas características e principais aplicações.
Entre em contato com nossos profissionais e veja como podemos ajudá-lo!
A Kiferro atua no ramo de distribuição de aço para o setor metalomecânico e industrial desde 1993. Somos referência na distribuição de aços e estamos preparados para atendê-lo com eficiência e agilidade!
Conte com a qualidade Kiferro! Temos à disposição um amplo estoque com 8.000 itens de mais de 50 marcas, entre nacionais e internacionais!
Os comentários estão fechados.>