Blog
Curiosidades

Os tipos de aço carbono mais utilizados na indústria mecânica

Os tipos de aço carbono mais utilizados na indústria mecânica

Em uma das últimas postagens aqui no blog, falamos sobre os três tipos de aço carbono, um material de alta versatilidade. A composição desse material faz com que o aço possa ser usado em diferentes aplicações na indústria, tanto por sua resistência quanto por possuir características que beneficiam a criação de diversos produtos.

Por isso, também é possível diferenciar o aço por sua aplicação. Hoje veremos como o aço carbono se aplica na indústria da construção mecânica!

Banner com imagem de engrenagens.

Quando se projeta algo é preciso escolher o melhor material para servir àquela determinada aplicação. E com o aço não é diferente: o aço para construção mecânica deve ter características especiais, que preencham os requisitos para a produção de itens como: máquinas, peças, engrenagens, eixos, rolamentos etc. Itens como esses estão presentes nos mais diversos setores, como automobilístico, agrícola, energia, óleo e gás, mineração e na indústria mecânica em geral.

Dentre algumas características que o aço para construção mecânica precisa ter estão:

Soldabilidade: é necessária uma solda de qualidade, que não faça o aço perder suas propriedades originais.

Usinabilidade: o aço precisa ser cortado, furado e/ou torneado, também sem perder suas propriedades originais.

Temperabilidade: deve resistir ao aquecimento e ao resfriamento rápido para obter mais resistência e dureza.

Forjabilidade: o aço deve suportar ser forjado sem trincar ou quebrar.

A seguir, veja os três principais tipos de aço carbono para construção mecânica que a Kiferro comercializa.

Banner com imagem de parafusos ao fundo.

Aço Carbono SAE 1045:

Apresenta um médio teor de carbono, com temperabilidade baixa – por isso seu uso não é recomendado para seções superiores a 60 mm. Combinando resistência mecânica e resistência à fratura, possui uma boa forjabilidade, usinabilidade e soldabilidade. Para ganhar ainda mais resistência mecânica, é ideal que passe por tratamento térmico. 

É aplicado em componentes que exigem uma resistência mecânica maior do que um aço de baixo carbono, como eixos, pinos, cilindros, ferrolhos, parafusos, grampos, braçadeiras, pinças, pregos e colunas.

Aço Carbono SAE 1020:

Bastante comum no mercado, o aço carbono do tipo 1020 apresenta um excelente custo-benefício, principalmente se comparado a aços-liga, que cumprem o mesmo propósito. Apesar de uma ótima forjabilidade e soldabilidade, ele apresenta uma menor capacidade de endurecimento.

Aplicado em praticamente todos os setores industriais para proporcionar melhorias nas propriedades de soldabilidade e usinabilidade, é usado para a criação de componentes mecânicos como engrenagens e anéis de engrenagem, eixos e eixos-comando, virabrequins, pinos guia, colunas, catracas e capas.

Aço Carbono SAE A36:

De boa usinabilidade e forjabilidade, o aço A36, diferente dos anteriores, é um aço carbono de qualidade estrutural. Suas ótimas propriedades de soldagem o tornam adequado para uma série de aplicações na indústria, principalmente na idealização de estruturas metálicas.

Usado na formação de tanques, silos, placas de mancal, gabaritos, rodas dentadas, placas de base, estacas, suportes e equipamentos automotivos e agrícolas, também possui aplicação em construções aparafusadas, rebitadas ou soldadas de pontes, edifícios e plataformas de petróleo. 

Fale com nossa equipe para obter chapas de aço carbono para os seus projetos! Somos uma distribuidora especializada em aço, com uma grande variedade de chapas à pronta-entrega para atender suas necessidades.

Comentários:

Os comentários estão fechados.