Blog
Curiosidades

Os tipos de acabamento dos aços: entenda os processos de fabricação

Os tipos de acabamento dos aços: entenda os processos de fabricação

Em qualquer tipo de indústria, as chapas de aço são peças indispensáveis, principalmente por sua resistência, versatilidade e durabilidade. No post de hoje, vamos adentrar um pouco mais na indústria do aço, conhecendo os diferentes tipos, suas aplicações e alguns acabamentos metálicos que ele pode receber.

O primeiro tipo de aço que vamos conhecer um pouco mais é o aço carbono, utilizado nos mais variados segmentos. O aço carbono é resultado da união de dois elementos: o ferro e o carbono.

Essa liga metálica dispõe de 0,008% a 2,11% de carbono concentrado em sua composição, conferindo ao aço um nível bastante elevado de resistência e permitindo que muitas atividades industriais o usem em grande escala para projetos de arquitetura mais contemporâneos e também para produtos do nosso dia a dia – como aparelhos de academia, corrimões de escada e equipamentos hospitalares.

Banner informativo sobre baixo, médio e alto carbono.

Como já falado, o aço carbono apresenta uma variação na sua concentração de carbono, o que lhe separa em três categorias, com suas próprias características, vantagens e desvantagens. Veja só:

Baixo carbono: com até 0,30% de carbono na composição, esse tipo apresenta uma resistência menor que os outros. A vantagem é que ele é extremamente usinável, sendo soldado com facilidade e apresentando alta taxa de tenacidade – ou seja, consegue ser deformado permanentemente sem sofrer quebras.

Médio carbono: o tipo médio apresenta entre 0,30% e 0,60% de carbono, com mais resistência para receber tratamentos térmicos. Por possuir uma ótima temperabilidade em água, é um dos tipos mais utilizados, apesar de apresentar uma dureza e tenacidade menor que o baixo carbono.

Alto carbono: essa categoria engloba todo aço carbono com mais de 0,60% de carbono na composição. Em comparação aos outros, apresenta um grau menor de suporte à deformação – mas está na frente deles quando o assunto é resistência ao desgaste. São muito usados temperados ou revenidos.

Banner com imagem de fundo com rolos de chapas de aço.

Existem diversos tipos de chapas de aço disponíveis no mercado atualmente, e cada um deles possui características específicas que os tornam ideais para projetos variados. Conheça abaixo os tipos de chapas de aço comercializados pela Kiferro:

Chapa Fina Laminada a Quente: São produzidas por meio da laminação das placas em uma temperatura média de 900°. Em seguida, o material é cortado transversalmente, dando origem às chapas de aço. A sua composição química e suas características mecânicas indicam sua utilização para estruturas metálicas que pedem por alta resistência mecânica e à corrosão atmosférica.

Chapa Fina Laminada a Frio: O processo de laminação a frio começa a partir de bobinas laminadas a quente. Depois, passam por uma redução a frio, em temperaturas abaixo de 100°. Dessa forma, ganham um acabamento diferenciado e ficam mais maleáveis, além de alta resistência. São utilizadas bastante no segmento de eletrodomésticos, de esquadrias e na indústria automobilística.

Chapa Grossa: Caracterizada por sua espessura no mínimo acima de 6 mm (chegando até os 100 mm), as chapas grossas de aço carbono não são bobinadas, e são a partir delas que são desenvolvidas as chapas a frio e quente. Oferecem a garantia de proteger as peças produzidas a partir dela contra corrosões atmosféricas, além de suportar grandes pesos e forças. É muito utilizada em tubulações de grande diâmetro, tanques de armazenamento, equipamentos rodoviários, máquinas industriais, entre outros.

Chapa Expandida: É o resultado da expansão de uma chapa lisa de aço carbono ou galvanizado. Semelhante a uma tela, o aço é expandido em malhas losangulares, sem deixar emendas, deixando a peça com uma alta performance em resistência e durabilidade, suportando cargas concentradas ou uniformemente distribuídas. Ela também facilita a passagem de som e luz, além da filtragem de diversos materiais. Amplamente utilizado pelos mais variados tipos de indústria.

Chapa Xadrez: As chapas xadrez são feitas pelo processo de laminação a quente. Levam esse nome pois possui relevos em sua superfície que lembram um tabuleiro de xadrez, proporcionando características antiderrapantes. Justamente por isso, é comumente usada em pisos, mezaninos, plataformas, entre outras aplicações.

Chapa Zincada (Galvanizada): É uma chapa de aço carbono que passou por tratamentos químicos adicionais com a intenção de protege-la contra elementos naturais, como tempestades, evitando a oxidação. São utilizadas principalmente em estruturas externas na forma de telhas metálicas galvanizadas, mas também podem ser usadas para fabricar tubos e conexões, conduzindo substâncias que podem danificar outros materiais.

Se você estiver precisando de chapas de aço para seus trabalhos, entre em contato conosco! A Kiferro é uma distribuidora especializada em aço, com uma grande variedade de chapas à pronta-entrega para atender suas necessidades.

Comentários:

Os comentários estão fechados.