Blog
Curiosidades

Conexões galvanizadas: excelente resistência à corrosão

Conexões galvanizadas: excelente resistência à corrosão

As conexões de aço galvanizado são comumente utilizadas nos mais diversos tipos de projetos de todos os setores industriais, já que trazem uma série de benefícios em relação a outros materiais que cumprem a mesma função. Essas conexões galvanizadas ainda podem ser apresentadas de formas diferentes, permitindo sua aplicação com finalidades distintas — porém, sempre mantendo a mesma qualidade.

Primeiramente, vamos entender o que é a galvanização e como saber se o aço é galvanizado.

O aço e o ferro são materiais muito utilizados na indústria. Entretanto, é comum que os materiais produzidos com esses elementos acabem ficando enferrujados com o tempo, seja por fatores químicos ou físicos. Agentes naturais como o oxigênio e a água contribuem bastante para a corrosão do aço, o que interfere na durabilidade dos equipamentos e das estruturas que levam o material.

Por isso, para evitar prejuízos financeiros e até mesmo danos ambientais causados por peças oxidadas ou enferrujadas, o processo de galvanização é essencial. Ele ocorre por meio de uma ação metalúrgica entre o aço e o zinco: uma camada especial de zinco é formada sobre o aço, impedindo o contato do material com o ambiente.

Depois disso, o aço adquire uma excelente resistência à corrosão e aguenta com mais facilidade as adversidades relacionadas a mudanças climáticas ou à ação do tempo.

Para identificar um aço galvanizado, é preciso se atentar a sua cor. Se o aço demonstrar variações de cores e padrões, além da ausência de ferrugem, provavelmente o metal passou pelo processo de galvanização.

As conexões galvanizadas são peças que servem basicamente para conectar tubos em sistemas industriais, como tubulações da rede de água ou tubulações de ar comprimido. Um exemplo muito comum é a presença das conexões galvanizadas nas redes de incêndio, ligadas aos hidrantes. As conexões ainda ajudam a não deixar fluidos perigosos — como gasolina e álcool — vazarem, levando mais segurança ao ambiente.

A durabilidade dessas peças também deve ser destacada. Mesmo quando conduzem substâncias que podem danificar outros materiais (como resíduos químicos e orgânicos), as conexões de aço galvanizado se mantêm com a resistência intacta, sem apresentar desgaste após certo tempo de uso. Isso também significa uma maior economia, pois não é preciso realizar a troca do material de forma constante.

E tem mais: mesmo após muitos anos de uso, o equipamento galvanizado pode ser completamente reciclado em uma nova fusão, sem resquícios de ferrugem. Isso reduz os impactos ambientais e estimula o uso sustentável das matérias-primas.

No mercado, é comum encontrar conexões galvanizadas dos mais variados tamanhos, formatos e modelos, cada uma com um tipo de aplicação.

Alguns dos principais modelos existentes no mercado são: cotovelos, adaptadores, curvas, cruzetas, flanges, junções, tampões e uniões. No geral, os modelos possuem extremidades roscadas ou com a ponta lisa, para receber solda de pressão baixa, média ou alta. Todas as peças são fabricadas com materiais de alta qualidade, com o objetivo de realizar a condução das substâncias com segurança e eficiência.

Independente de qual seja o projeto, seja para redes hidráulicas, elétricas ou de incêndio, é extremamente importante trabalhar com produtos da mais alta qualidade. Por isso, escolha uma revendedora de confiança: a Kiferro trabalha com conexões galvanizadas à pronta-entrega. Entre em contato e faça seu pedido! Temos a loja mais completa da Região, proporcionando soluções para os mais variados segmentos!

Comentários:

Os comentários estão fechados.