Blog
Curiosidades

Boas práticas para aumentar a produtividade na soldagem MIG/MAG

Boas práticas para aumentar a produtividade na soldagem MIG/MAG

Quando se fala em maior produtividade e eficiência na linha industrial, não tem como deixar de mencionar a soldagem MIG/MAG, já que traz diversas vantagens no desempenho da rotina de trabalho. 

No conteúdo de hoje, trazemos algumas boas práticas para aplicar na sua indústria visando o aumento de produtividade nessa área. Boa leitura!

Antes de falarmos sobre as boas práticas, é importante que se tenha claro como funciona a soldagem em seus diferentes processos. Podemos dizer que são três processos principais: eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG. 

Eletrodo revestido: não há a necessidade de utilização de gás de proteção na soldagem. Entre as vantagens está o fato de poder ser soldado em qualquer posição, com diversos tipos de materiais, mas oferece baixa produtividade pois há a necessidade de paralisação do processo de soldagem para troca de eletrodo.

TIG: é muito usado em casos em que as aplicações exigem alta integridade da solda. Esse processo usa um eletrodo de tungstênio para conduzir a corrente e o arco elétrico. Devido ao gás de proteção, só pode ser realizado em local fechado.

MIG/MAG: na soldagem MIG/MAG o processo é muito mais rápido, utilizando a alimentação do arame de solda feita de forma automática. Em comparação com os processos TIG e eletrodo revestido, oferece um aumento considerável na produtividade, já que o processo de alimentação do arame é contínuo, não sendo preciso parar a solda. Também deve ser realizado somente em local fechado, devido à utilização do gás de proteção.

Flexibilidade: possibilidade de soldar em qualquer posição.

Aproveitamento total: ao contrário da soldagem TIG, em que as pontas dos eletrodos consumíveis são perdidas, na MIG/MAG não há desperdício de material. Esse tipo de soldagem também não gera escória, sem ser necessário realizar o acabamento pós-soldagem.

Alta taxa de deposição do metal de solda: permite uma maior quantidade de material depositado, por unidade de tempo, no processo de soldagem.

Altas velocidades de soldagem: a agilidade da solda MIG/MAG resulta em uma maior produtividade, realizando o mesmo trabalho de uma solda com eletrodo revestido na metade do tempo.

  1. Otimize o tempo: a eficiência do processo de soldagem aumenta ao trabalhar em uma mesma peça em menos tempo e com menos consumível, garantindo assim uma solda de qualidade e sem desperdícios. Como fazer isso? Ao reduzir a área da seção transversal do chanfro, você reduzirá também o volume de consumível necessário para efetuar a soldagem. Outra forma de otimizar o tempo é ficar atento às pausas que não são programadas. Aproveite o tempo em que sua equipe está ausente em pausas de refeição, por exemplo, para conferir o checklist de itens que devem ser verificados, como ver se o arame está instalado corretamente e com freios ajustados para evitar embaraçamentos.  
  1. Aumente a velocidade: a qualidade deve estar sempre em primeiro plano, então aumente a velocidade da soldagem à medida que você conseguir manter também a qualidade.
  1. Menos desperdício de materiais: com a soldagem MIG/MAG o desperdício já será menor, pois nesse caso o aproveitamento será total, sem a necessidade de remoção de escória. Além disso, sua indústria também pode aproveitar de forma inteligente os insumos, aumentando a produtividade e otimizando as suas entregas.

Na Kiferro você encontra arame para solda MIG/MAG ER70S-6 AWS A5.18 com diâmetro de 0,80/1,00/1,20 mm. Nosso produto é homologado pelas maiores certificadoras internacionais, garantindo alta qualidade de solda e o maior rendimento do mercado. Hoje, encontra-se presente na linha de montagem em empresas multinacionais, no bobinamento capa a capa, e ainda permite a soldagem em todas as posições.

Solicite um orçamento e conheça mais dos nossos produtos que vão contribuir para você ter muito mais eficiência, produtividade e qualidade na sua produção! Contamos com variedade e amplo estoque à pronta-entrega!

Comentários:

Os comentários estão fechados.