Blog
Curiosidades

Aço para escadas: tipos e vantagens

Aço para escadas: tipos e vantagens

As escadas são uma característica fundamental de qualquer estrutura de vários níveis, incluindo edifícios industriais, comerciais e residenciais. Não só o design da escada é importante, mas também os materiais selecionados para a sua construção. As escadas de aço são provavelmente o principal produto fabricado com esse material – que exige atenção tanto na estética quanto na função e segurança. 

Uma escada pode ser destinada a se destacar no ambiente, seja interno ou externo, ao mesmo tempo que deve oferecer segurança no design e funcionalidade em sua utilização.

Hoje vamos entender um pouco mais sobre os benefícios das escadas de aço.

Imagem de representação de degraus, corrimãos, guarda-corpos e longarinas.

As escadas de aço fornecem uma solução resistente, durável, segura e versátil para qualquer projeto de escada, atendendo muitas aplicações e especificações com seus designs diferenciados. São projetadas para serem econômicas e visualmente atraentes, desde escadas de manutenção e serviço até escadas arquitetônicas em residências sofisticadas.

O aço carbono galvanizado é o material mais comum usado para projetar escadas de metal. É econômico, extremamente forte e durável para suportar designs complexos de escadas, além de poder ser finalizado com muitos tipos de revestimento, como o zinco, evitando que substâncias corrosivas danifiquem o aço.

Os degraus da escada devem servir como uma superfície segura e de apoio a cada passo. Assim, uma superfície durável e antiderrapante é o critério de segurança mais importante para os degraus. Chapas de aço do tipo xadrez, que possuem essas características, oferecem um ótimo custo-benefício aliado à segurança para escadas de serviço e manutenção, assim como os degraus compostos por barras de aço que podem ser utilizados em escadas industriais.

Os corrimãos também devem estar incluídos nos projetos de escada, já que são um recurso de segurança onde o usuário pode agarrar no caso de escorregar ou cair. Os corrimãos podem, ainda, oferecer guarda-corpos para proporcionar ainda mais proteção aos usuários. Além dessa segurança a mais, também podem funcionar como um recurso estético nos projetos.

Outro item importante nos projetos de escada de aço são as longarinas, que servem como estrutura de suporte para os lances da escada. As longarinas podem ser montadas lateralmente nos degraus ou posicionadas embaixo dos degraus. Elas também podem ser escondidas na parede para fazer a escada parecer “flutuar” no espaço, funcionando como um recurso visual bem interessante em projetos arquitetônicos que prezam o design.

Imagem de representação de escadas em aço e concreto.

Ambas as escadas de aço e de concreto são fortes e duráveis, mas o aço acaba saindo na frente em diversos quesitos. Confira alguns deles:

Resistência e durabilidade: o aço é o material mais resistente que pode ser usado na construção de escadas. As escadas de aço têm alta resistência à tração, o que significa que são resistentes à quebra sob tensão. A galvanização do aço para resistir à corrosão aumenta sua durabilidade, especialmente em ambientes externos com condições climáticas extremas. O aço é quase cinco vezes mais forte que o concreto e é capaz de suportar peso excessivo. Uma escada de aço é mais resistente que uma de concreto e também pode ser construída com muito menos material que o concreto. Em alguns casos, o aço pode ser combinado com o concreto para criar uma escada que utiliza as vantagens desse material, como a resistência ao fogo e a redução de ruído.

Design: quando se trata de estética, o aço é o vencedor. O aço é um material versátil e adaptável que pode ser moldado em uma variedade de designs, incluindo escadas em espiral e circulares. Hoje, principalmente em residências e escritórios, as escadas de aço são vistas como sofisticadas e contemporâneas. Madeira, azulejo ou pedra podem ser usados ​​para outras partes de escadas de aço, como corrimãos, longarinas e balaustradas, para proporcionar uma aparência personalizada e única. 

Custo: o preço das escadas de aço é geralmente menor do que o das escadas de concreto. Primeiro, o aço é um material muito econômico para produzir. Além disso, construir uma escada com aço leva menos tempo do que construir com concreto, que possui muito mais processos. Todos os componentes de uma escada de aço podem ser fabricados fora do local e chegar ao local ao mesmo tempo, prontos para serem montados. Componentes modulares pré-construídos também podem ajudar a reduzir o tempo de instalação para manter os custos de mão de obra baixos.

Precisando de um orçamento do seu projeto de escada? Receba atendimento diretamente dos nossos consultores pelo WhatsApp: (047) 3054-8100. Além de chapas de aço, a Kiferro também trabalha com um grande estoque de ferramentas e acessórios para aço, sempre prezando a qualidade de atendimento e a agilidade na entrega!

Comentários:

Os comentários estão fechados.